terça-feira, 11 de dezembro de 2012

As abordagens possíveis no estudo de idiomas

O aprendizado de idiomas abrange duas abordagens: a ativa e a passiva. 

Chamamos de abordagem ativa o trabalho que se faz com um estudante de idiomas para que este utilize a língua que está estudando tanto na modalidade escrita quanto na falada. Desta feita, utilizar ativamente um idioma significa ser capaz de expressar-se naquela língua de modo oral e escrito.

A abordagem passiva consiste em fazer com que o aluno consiga compreender uma determinada língua quando esta se lhe apresenta de algum modo, seja em forma de texto seja quando alguém lhe dirige a palavra. Neste caso o aluno não precisa produzir nada, basta que ele seja capaz de entender aquilo que lhe é exposto para que esteja fazendo uso desta abordagem dita "passiva". 

O que se vê em cursos por aí, muitas vezes, é a supervalorização de apenas uma dessas abordagens, mormente a ativa na expressão oral, embora haja sistemas de ensino que enfatizem o aspecto passivo em detrimento do ativo. Ou o aluno fala muito, escreve menos e quase não lê ou então lê muito, mas não fala praticamente nada. 

Acontece que um aluno preparado sob a ótica de apenas um destes aspectos será linguisticamente "manco", pois faltar-lhe-á uma das partes indispensáveis para uma formação linguística completa, daí a importância de se buscar um equilíbrio entre as abordagens passiva e ativa, sendo que aquela deve servir de fundamento para esta, e não o contrário.  

A própria experiência demonstra que a o uso ativo da língua é mais complicado que o uso passivo e aquele será tanto mais correto quanto este for mais preciso, isto é, quando um aluno torna-se capaz de compreender com clareza texto ou fala em língua estrangeira, ele assenta bases extremamente sólidas para que paulatinamente comece a usar a língua que está estudando de modo independente e correto. 

O ler, o falar, o ouvir e o escrever devem ser trabalhados harmonicamente com os alunos, para que estes tenham uma formação verdadeiramente completa.


5 comentários:

  1. Meu nome é Marcelo Ferreira Conde, moro em Recife e estou querendo aprender idiomas: latim, inglês e espanhol. quero não só falar mas, escrever e ler nestes idiomas. gostaria de saber como é a estrutura do seu curso e os valores e comose dará as aulas?...
    marfc811@hotmail.com
    marceloconde82@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. William, tudo bem? Lhe conheci através do hangout do catequista e tomei um grande interesse pelo seu método de curso ao ler mais o seu site. Santo Tomas é também um grande elo deste contato. Estive fazendo um curso de italiano por 4 meses há um tempo atrás e parei. Hoje estou me aventurando no latim para recitar orações. Peço gentileza que me dê um retorno. os meus contatos são: wsferreira81@gmail.com;wsferrera@hotmail.com

    Fide et omni virtute.

    ResponderExcluir
  3. Caro Wagner,

    Trabalho pelo Instituto Angelicum e lá estamos com um projeto muito bacana de latim. Dê uma olhada e diga o que acha.

    http://institutoangelicum.edools.com/?http_redirect=true

    Em Cristo,

    William

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir